segunda-feira, 30 de março de 2009

TÉCNICA VOCAL e AULA DE CANTO

O CANTO é produzido no corpo, e é controlado por meio deste. As duas partes principais da produção sonora são o diafragma/técnica respiratória e a ressonância do som e suas cavidades de ressonância.


O som é produzido nas cordas/pregas vocais, como uma corda de violão, que ao ser percutida provoca a vibração da corda e consequentemente as ondas sonoras. No caso da corda vocal, o cérebro manda um comando pra que as duas pregas se aproximem, vibrem durante a passagem de ar e produzam o som.

Esse vídeo abaixo mostra um exame de estroboscopia, ele mostra o caminho da câmera pelo corpo até chegar nas cordas vocais, e então mostra o funcionamento delas:

Como no violão, é necessária uma caixa de ressonância para amplificar o som. Isto acontece em espaços ocos, como na caixa do violão. No nosso corpo, temos diversos lugares onde o som se amplifica. Nosso pulmão, laringe, boca, incluindo faringe, e nossas caixas de ressonância faciais – alguns espaços ocos dentro de nosso crânio.

Você pode fazer a experiência, vibrar uma corda de violão e sentir o instrumento vibrar, e ao cantar um som grave, colocar a mão no peito e senti-lo vibrar.

Existem duas ressonâncias principais – a de peito e a de cabeça (as chamadas voz de peito e voz de cabeça), e as ressonâncias mistas, que misturam o som produzido no peito e na cabeça. Geralmente os sons mais graves são produzidos no peito e os sons mais agudos na cabeça, em ressoadores pequenos, (por exemplo seio frontal) já que os sons agudos têm ondas sonoras mais curtas, precisam de espaços menores pra ressoar.

Os seios frontal e esfenoidal são cavidades de ressonância, ou seja, que ressoam o som:



É possível visualizar melhor esses dois ressoadores nesse vídeo sobre as cavidades nasais:


Para que seja produzida a voz é necessária a passagem de ar pelas cordas vocais. A técnica vocal respiratória trabalha para que esse ar seja produzido e controlado por nosso diafragma e músculos abdominais. O diafragma é um músculo que separa o pulmão e coração de nossas víceras, ou seja - estômago, fígado, etc. Este músculo controla a entrada e saída de ar do pulmão. Com o controle deste músculo, conseguimos colocar mais ou menos ar, com mais força ou menos força, diminuir ou aumentar o fluxo de ar, repercutindo esse controle na produção sonora. Assim, fazemos um som mais ou menos forte, fazer crescendos e diminuendos no som, controlar a saída de ar e aumentar bastante o fôlego, etc. Além disso, o controle do diafragma, ele bem trabalhado, produzem uma voz mais firme e potente. Além de diminuírem a fadiga e cansaço vocais.

Funcionamento do DIAFRAGMA em 3D:

A TÉCNICA VOCAL e AULAS DE CANTO visam, então, trabalhar principalmente a ressonância e o apoio respiratórios. Também são trabalhadas a dicção, articulação, boca, lábios, maxilar. Tudo isso faz com que tenha uma boa produção sonora, saudável e também altera o timbre, deixando esse mais agradável e bonito. Além disso, numa aula de canto é trabalhada também a parte musical – como afinação, percepção, reprodução musical, interpretação, identidade vocal e musical. E finalizando, o uso do microfone e a postura corporal em cena, o uso do corpo como um todo ao cantar.

9 comentários:

  1. Olá Valeska!!! Vi seu recado lá na comunidade das "Mulheres no Vocal" e agora estou acompanhando ansiosa o seu blog. Já sou seguidora! Keep Going.
    Até logo!

    ResponderExcluir
  2. MUITO INTERESSANTE O BLOG!!!Adorei...
    Acessem também: www.fonoemacao.blogspot.com, vamos nos unir!!! Espero por vcs...

    ResponderExcluir
  3. Olá... adorei o blog! Parabéns...

    Eu canto e tenho tido alguns problemas na voz nos últimos 2 anos, só que agora piorou, o som parece meio preso sem qualidade e cansaço acompanhado de pequena rouquidão, algumas vezes o iii... cantado falha... tenho alergia daquelas,frequentei fono, aulas de canto e não sei mas o que fazer, fiz a laringo... e não tenho nada! O que devo fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. oi adorei o blog
    sou iniciante começei a fazer aula de canto a pouko tempo e aki tem bastante coisas interessantes

    ResponderExcluir
  5. ola esse blog é muito legal
    eu faço coro juvenil
    e fazia os aquecimento no youtube
    entrei no blog achando q tinha mais aquecimentos para fazer
    é uma pena
    poderia por os videos no blog tbm

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. oi querida descobri seus videos no youtube e amei seu blog.Eu canto em minha igreja, parei 4 anos e voltei agora mais com muita dificuldade.porém com alguns exercícios estou conseguindo. estou te seguindo sou ai sakura11 mais meu nome é Luciana Davi. beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola tudo bem meu nome e marcio e gostaria de saber sobre materiais se voce tem vocalizes ou dvd de tecnicas pra treino diarios e de impostacao e respiracao meu msn e marciovianna82@hotmail.com por gentilesa beijao boa noite

    ResponderExcluir
  8. Olá! Comecei a postar no meu blog um material sobre técnica vocal. Por favor confiram!
    http://eumusicando.comyr.com/site/tecnica-vocal-parte-1/
    Agradeço se puder curtir minha página no facebook! =)
    https://www.facebook.com/2musicar
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  9. Como faço para aumentar minha extensão vocal?
    Obrigado!

    ResponderExcluir